PDA

Ver Versão Completa : [TUTORIAL] Modificação da entrada do Carregador.

Nisito BH-MG
29-01-13, 21:57
Faça por sua conta e risco, tanto o fórum quanto eu não nos responsabilizamos por qualquer dano causado ao aparelho.

Para as pessoas que como eu nunca lembram de levar o carregador, fiz uma modificação na placa do tablet para poder usar o cabo mini-usb para carregar o equipamento.
É uma modificação de certa maneira até simples, mas requer um bom ferro de soldar ( com ponta bem fina) um multimetro e uma boa pratica com solda para não estragar tudo. É bom tamém ter uma lupa.

Segui esses passos, mas podem ser usados outros ao gosto de cada um.

-Desmonte o tablet e retire sua placa. Dessolde bateria, falante externo e iluminação do logo.
-Segui as trilhas e descobri que a alimetação que vem do PC não é ligada em lugar nenhum.
-Com um multimetro identifiquei positivo e negativo na placa e soldei fios nessas pernas do terminal.
-Identifiquei no terminal do carregador o positivo e negativo e soldei os fios que já tinha soldado no terminal USB.

Pronto agora meu Tablet carrega tanto pelo carregador original quanto pela porta Mini-usb.

yulbrynner
29-01-13, 22:00
kra curtir de mais, mais nao vo fazer isso kkk, ainda to sem solda!
gostei mano!

junior_poa
29-01-13, 22:14
Caraca! Que bitola de fio tu usou?? Vai ter uma certa resistência aí.

Mas Parabéns pela "loucura"!!! :D

ADD:
Seguinte, o usb e o plug tão jumpeados?
Se estão não pode usar o carregador e a usb ao mesmo tempo!!

Nisito BH-MG
30-01-13, 09:14
Usei um fio que tinha aqui, não sei qual a bitola certa mas é 22 ou 20 awg. Resistencia realmente tem, mas não é relevante para essa aplicação.

Sim é apenas um jumper, mas como o Mini-usb não tem ligação fisica na placa a não ser a que fiz, não prejudia o tablet, mas pode dar conflito com o computador, ai sim causar problemas. Mas ao ligar no PC ele automaticamente já carrega, por que algum usaria junto o carregador original!

dollarbr
01-02-13, 04:12
Quando abri fiz a mesma coisa que você, só que descobri que o Toblerone (é o nome do meu tablet) ficava dando uns bugs na transferência se estivesse carregando pela usb ao mesmo tempo, o seu não? O meu fica perdendo a conexão de dados e só mantem o carregamento, então só troquei algumas coisinhas dentro pra que eu pudesse carregar ele mais rápido quando desligado, acho ele muito lento.
(provavelmente fiz alguma merda na hora de soldar se o seu funciona certo -_-")

junior_poa
01-02-13, 04:39
É o que tinha perguntado dollarbr. Como foi feito uma ponte entre a usb e a entrada da fonte, quando usar o carregador a mesma "energia" que está entrando pra placa está saindo para a Mini USB.
Só que a USB do pc sai 5v tambem, daí se tu conecta os dois a USB do pc que era pra estar enviando energia esta recebendo tambem.

andreidonati
01-02-13, 13:54
Cara, naum seria mais simples corta o cabo usb e pegar um ponteira de carregador e fazer um Y no cabo com a entrada mini usb e a ponteira do carragador??? Ou entao fazer um cabo ezpecifico para isto???

Nisito BH-MG
02-02-13, 14:15
dollarbr

Depois que fiz essa modificação transferi arquivos de videos pesados para ele umas 2 ou 3 vezes, não tive problema de conexão até intão. O que pode estar acontecendo é que os fios soldados podem estar muito proximo dos terminais que passam os dados, pode ser ai o problema....

andreidonati

MAs ai cai no mesmo problema, ser obrigado a usar um cabo específico em vez do carregador original.
Foi esse o motivo que me levou a fazer esse mod. Poder usar qualquer cabo mini usb para carrregar.

wagnerclaro
06-05-13, 19:42
entao não era melhor comprar o conector macho (igual do carregador) e uma femea do miniusb e fazer um cabo e sempre levar com o tablet???

gogew
10-05-13, 16:09
So uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha.
O carregador do tablet funciona a 5v, em tese, a mesma de um padrao USB.
Só que ai que vem o detalhe, a amperagem. A USB nao trabalha com a mesma amperagem da entrada de alimentação, a fonte trabalha com saida de 1,5 A e a USB com 500mA (1/3 da corrente mínima para manter a bateria carregando com segurança).
Nao tem o pequeno risco de a medio prazo, danificar o tablet pela falta de corrente?
Acredito que para ficar seguro, a entrada usb deveria trabalhar com a mesma voltagem e amperagem da alimentação, ate pq foi feito o a "ponte" ai para a alimentacao do tablet.

Mas sei lá;;;

So tenho que parabenizar pela coragem, eu jamais faria isto no meu aqui. huhsuhsus

Gelcler
22-06-13, 06:15
Olá amigo !

Tenho algumas poucas noções de eletrônica e pelo que sei, este problema que citou não causa risco ao Tablet. O que ocorre é que ao usar a fonte a carga é mais rápida exatamente por conta da maior amperagem. Usando a gambiarra da porta USB a carga será mais demorada. Tenho um Tablet 7200 e um 7230 e os dois carregam tanto pela fonte como pela porta USB e notei exatamente isso. Pela fonte a carga é bem mais rápida do que pela USB.

Espero ter ajudado e se alguém souber o contrário, por favor fique a vontade de me corrigir.

yamash
24-06-13, 02:08
Pelo que já li, em carga lenta, ou seja corrente menor, ele dissipa menos a energia em forma de calor, preservando a capacidade de armazenamento da bateria, pelo que entendo isso é melhor.

junior_poa
24-06-13, 11:42
Isto mesmo yamash!

A USB do pc ou note fornece 500mA. Já o carregador 1,5A, 3x mais.

Gelcler
26-06-13, 19:53
Para quem tem receio de fazer essa adaptação.

Eu estava um pouco chateado por não ter a opção de ter um outro carregado e ficar obrigado a levar a fonte para cima e para baixo até que sem querer descobri que meu carregador USB para fonte da bateria do Wii serviu perfeitamente. Agora tenho um cabo USB com a ponta com o conector 2,5 mm.

Se ajudar, segue o link de onde encontrar. [Only registered and activated users can see links]

Não sou o vendedor desta peça por isso é bom perguntar a ele se a ponta é realmente 2,5 mm.

As que comprei são (Comprei 4 baterias recarregáveis, tenho dois controles, e cada uma veio com um cabo)

Só não terá uso para bateria mas pode pensar em vendê-las sem o cabo para alguém que já tenha o mesmo.

Isso mesmo yamash, quanto mais lenta a carga maior a duração da bateria.

yamash
27-06-13, 20:10
Maluco do jeito que sou, segui os passos e efetuei a mesma brincadeira :)

793792794795796797798

junior_poa
28-06-13, 00:45
Bem melhor este fio.

ACeMM
28-06-13, 02:11
Mas, em resumo, esse procedimento ajuda ou prejudica o tablet? Claro, desde que seja feito de forma segura. Eu gostaria de fazer no meu tablet e preciso primeiro tirar essa dúvida. Porque ontem, do nada, o tablet não carregava mais pelo carregador e toda vez que eu conectava o carregador o led ficava piscando verde e vermelho e não dava carga no tablet e ficou assim até descarregar por completo e só hoje pela manhã ele voltou ao normal. Quero fazer isso pra não correr mais esse risco de ficar sem carga e o carregador negar fogo. Valeu.

yamash
28-06-13, 14:19
O que ocorre é se não estiver chegando a tensão/corrente adequada ele apresenta exatamente esse comportamento, de ficar piscando a led entre vermelho e verde.

Olha, sobre a questão da modificação, caso você faça tudo da maneira correta, não haverá nenhum problema, pois a única coisa que você está fazendo é interligar o positivo e negativo da mini USB que, a princípio, não é usado (5v 500mA) à entrada do carregador que é (5v 1,5A).

Eu aconselho a ter um multímetro que meça resistência e voltagem, pois, após efetuar a soldagem é super aconselhado que você verifique os contatos, eles não podem estar encostando com qualquer outro contato.

O ponto positivo é que quando você utiliza a USB para efetuar a carga do tablet você está utilizando uma corrente menor, ou seja menos energia é dissipada em forma de calor.

Só tem que lembrar que não pode utilizar a fonte e o cabo USB juntos, mas isto é lógico.

@junior_poa, eu utilizei exatamente 2 fios de um cabo USB que estava sem uma das pontas.

ACeMM
29-06-13, 02:00
yamash

Eu entendo bem pouco dessa área (ou quase nada, mais para nada), mas pelo que entendi em toda a explicação do tópico, essa ligação ajuda pelo fato de não gerar muito calor e com isso diminuir o risco de danificar o tablet enquanto ele é carregado, implicando somente em questão da demora na recarga do tablet, é isso ou estou errado nessa conclusão?
E quanto a esse problema da tensão/corrente insuficiente no tablet, isso seria problema no carregador (tomara que seja!!!) ou na entrada da conexão do carregador e a que ponto isso prejudicaria o tablet? Correria o risco dele queimar ou apenas ficar descarregado? Qual a probabilidade maior? Ontem o problema voltou novamente, o tablet descarregou e quando fui colocá-lo para recarregar voltou a piscar verde e vermelho o led do tablet. Até agora ele está sem carga. Vou tentar arranjar um outro carregador pra fazer testes (se eu encontrar alguém que tenha um igual) e depois eu posto aqui o resultado. Valeu

yamash
30-06-13, 12:26
ACeMM

Olhe, caso você cuide bem do seu tablet e não tenha deixado-o cair ou não tenha forçado a entrada na fonte, creio que seja a própria fonte, pois quando estava efetuando os testes após soldagem dos fios na mini usb, eu estava utilizando um cabo USB x Mini-USB muito curto, então tive a ideia de pegar um extensor, para o meu arrependimento, ocorreu o mesmo que a seu tablet, a led ficava piscando vermelho/verde, porém eu já tinha noção que poderia ser voltagem/corrente insuficiente, diretamente no cabo USB eu fiz a medição e constatei que estava chegando apenas 3v de tensão, com isto creio que o problema está na vossa fonte.

Levando em consideração que este procedimento que fizemos pode danificar o tablet, caso a sua fonte esteja realmente danificada, você poderá comprar aquela bateria do controle de um console que foi até apresentado neste tópico, exatamente ela vem com USB x Conector 2,5mm.

Caso queira testar, vai algumas dicas:

Ligue a fonte, coloque um pedaço de metal dentro do núcleo do conector (porque a maioria das pontas de teste são maior que o conector), lá dentro é o positivo, não deixe ele encostar com o exterior, agora com um multímetro com a chave seletora em Tensão contínua (V com este símbolo [Only registered and activated users can see links]), coloque a ponta de teste positiva (vermelha) sobre o metal que sai de dentro do conector e a ponta positiva (Preta) na parte metálica que envolve o conector, verifique a tensão, deverá esta medindo 4,5v ~ 5v de tensão, menos que isso, vai estar apresentado exatamente o problema que você está informando.

Caso esteja aparecendo 4,5v ~ 5v, abra o seu tablet, remova os parafusos que prende ele à parte dianteira, caso queira, não remova a solda de nada, mas é importante remover a solda do alto-falante e da LED Genesis, agora verifique aqui mesmo neste tópico que há imagens do JACK do carregador, a parte traseira é positivo e a lateral é negativo, faça da mesma forma, meça e verifique, caso esteja tudo correto, faça a mesma medição nos fios que vão para a bateria, caso a tensão esteja errada no JACK, pode ser algum mal contato nele, caso esteja na saída para a bateria, alguma coisa entra este ponto e o JACK está incorreta, ai não sei lhe ajudar.

ACeMM
01-07-13, 01:08
yamash

Valeu a ajuda mesmo. Eu consegui um outro carregador emprestado de um tablet Genesis 7240 e fiz o teste e constatei que o problema é o meu carregador, pois com o carregador emprestado e bom, o tablet está carregando tranquilo. de qualquer forma valeu pela atenção. Precisando, estamos aqui pra isso!!!

yamash
01-07-13, 13:49
Disponha amigo, estamos aqui para ajudar uns aos outros.

ACeMM
01-07-13, 15:41
yamash

Só mais uma coisa... Digamos que eu quisesse emendar o plug do carregador do tablet (tendo um pedaço do fio ainda) e o cabo USB só com a ponta que conecta com o PC/Notebook, daria certo? Se dá certo, qual o procedimento? Isso foi apenas uma idéia que me veio, pois por enquanto eu não vou poder comprar um carregador pro tablet já que o negócio está no osso e o tablet vai passar um mês ou mais descarregado, a não ser que eu consiga um carregador emprestado novamente. Aquele que eu usei é de um amigo que viajou ontem e fiquei no vácuo agora. Se puder ajudar, tudo bem; se não, não tem problema. Creio que isso também seria uma forma de amenizar o sofrimento de muita gente que tem o carregador do tablet pifado. Desde já agradeço.

yamash
01-07-13, 16:02
É a mesma coisa, só que nós fizemos internamente uma "PONTE", bem o que você vai fazer é o seguinte:

No cabo da fonte, você vai ver que há um fio que tem vários tracejados brancos, este é o positivo, o outro fio é o negativo.

Pegue um cabo USB, corte ele em uma parte, você verá que há 4 fios, preto, vermelho, branco e verde, esqueça o branco e o verde, pegue o vermelho e una-o ao fio preto com tracejado, e o fio preto ao fio preto da fonte.

Passe fita isolante em cada uma das emendas, não deixe nenhum dos fios se encostar, agora passe fita isolante em volta das duas emendas para não ficar feio, após concluído, teste, veja se está funcionando.

Se você possuir um multímetro faça testes e verifique com certeza a propriedade negativa e positiva da qual eu estava falando.

Espero ter ajudado.

ACeMM
02-07-13, 02:35
yamash

E como ajudou!!!! ;)O negócio aqui funcionou tranquilo, foi na boa!!!!;) Essa é uma maneira bem barata e prática para quem não tem carregador ou quem não quer ficar andando com ele. Com certeza vai ajudar muita gente. Muito obrigado, valeu mesmo. Se precisar e estiver ao meu alcance, estamos aí.

matrixgames
05-09-13, 18:03
n precisa jumpear a massa (terra) pq é aterrado já usb com demais conectores pela própria placa, no caso é só jumpear o positivo.
[Only registered and activated users can see links] ([Only registered and activated users can see links])

ACeMM
28-09-13, 15:15
matrixgames

Eu fiz aquela velha ligação do plug do carregador do tablet e um pedaço de cabo USB novamente (voltei a ficar sem carregador para o meu tablet) e agora ele carrega com um adaptador de tomada, mas ele fica em certos momentos com a lâmpada verde e depois fica vermelha (o tablet). Quando ligo no computador ele não dá sinal de nada. Antes, quando eu fiz da primeira vez, estava tudo certo e só agora está dando esse problema. O que pode ser isso se a ligação está como o yamash me orientou?
E dessa forma é seguro? Ou seja, não corre risco de dar um curto ou algo do tipo? E ós essa ligação desse fio como está resolve tudo?

junior_poa
28-09-13, 15:18
Só não pode usar o carregador e a usb ao mesmo tempo!

ACeMM
28-09-13, 15:26
junior_poa
Quanto a isso está tranquilo... Essa parte eu já entendi. O que eu quero saber é se só essa ligação aí da foto resolve tudo ou se tem que fazer a primeira do início do tópico e mais essa última.

E se eu quisesse emendar a ponta do carregador do tablet com outro carregador (pode ser até de celular ou outro qualquer), qual carregador me indicariam e como fazer?

junior_poa
28-09-13, 15:33
Só esta do matrixgames resolve. O negativo já existe no usb, acabei de conferir na placa.

EDIT:
Pode usar qualquer carregador de 5v e 1,5A.

Tua idéia é só aproveitar a ponta do carregador original, ne? Estragou teu carregador ou é o fio que quebrou?

ACeMM
28-09-13, 21:43
junior_poa

O carregador bichou e eu quero aproveitar a ponta do fio pois não consegui nenhum carregador compatível aqui na cidade em que eu moro e tenho um monte de carregador de celular que já não funciona (o celular) e quero aproveitá-los com a ponta do fio do carregador do tablet (o plug). Pois o problema todo é mais o plug compatível que é difícil de achar do que o carregador em si. Se tem como, dá uma dica que desde já te agradeço.
Valeu a força junior_poa

lfkich
21-06-14, 19:55
Se usar um carregador com 5v e 1A vai funcionar?

junior_poa
21-06-14, 20:16
Eu usaria um de 500mA que é o mesmo da saída de computador. Ampère maior pode ferrar os diodos responsáveis pela porta USB do tablet.